Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

Contribuinte pode doar parte do IR para fundo que beneficia crianças e jovens

Uma campanha lançada hoje (11) pela Secretaria de Direitos Humanos Presidência da República quer incentivar os contribuintes a doar parte do Imposto de Renda ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente, que financia projetos e instituições de atendimento à população infantojuvenil em todo o país.
A doação pode ser feita diretamente ao fundo por meio do Programa Gerador da Declaração de Ajuste Anual, sem custo adicional para o contribuinte. O valor doado pode ser até 3% do imposto devido à Receita Federal.
O fundo é gerenciado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Os recursos arrecadados serão repassados para instituições que atuam na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e que tiverem seus projetos aprovados pelo conselho.
Ministras Idely Savatti (Direitos Humanos) e Nilma Lima Gomes (Igualdade Racial) lançam campanha para arrecadação de recursos destinados ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (Valter Campanato/Agência Brasil)
Ideli Salvatti, ministra de Direitos Humanos, e Nilma Lima Gomes, da Igualdade Racial, lançam campanha para arrecadação de recursos para o Fundo Nacional para a Criança e o AdolescenteValter Campanato/Agência Brasil
“A Receita Federal garante a legalidade na doação. É tudo transparente, e o contribuinte pode acompanhar a destinação dos recursos. A escolha dos projetos em que serão aplicados os recursos será feita por um edital público. As ONGs [organizações não governamentais] e as entidades vão apresentar projetos para que o Conanda faça a escolha”, disse a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos.
As doações ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente podem ser feitas pelos contribuintes que optarem pelo modelo completo de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física e devem ser realizadas diretamente pelo programa da Receita Federal. A doação pode ser feita até 30 de abril de 2015, último dia do prazo para entrega da declaração. Quem já doou para o fundo ao longo de 2014 pode abater até 6% do imposto devido.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/contribuinte-pode-doar-parte-do-ir-para-fundo-que-beneficia-criancas-e-jovens

Nenhum comentário:

Postar um comentário