Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ANÁLISE DE BALANÇOS Considerações Gerais

ANÁLISE DE BALANÇOS
Considerações Gerais

ROTEIRO
1. CONCEITO
A análise de balanços é uma ferramenta importante para que os administradores encontrem mais informações sobre a sua empresa para a tomada de decisão mais adequada, sendo uma aliada importante neste processo decisório.
As demonstrações financeiras, de caráter obrigatório ou opcional, oferecem uma série de dados que são usados para verificação e avaliação do controle de capital das entidades. Porém, estes demonstrativos agregam também informações que podem ser bastante úteis no processo de avaliação da entidade e também na tomada de decisão.
O processo de transformar estes valores presentes nas demonstrações em informações para tomada de decisão é chamado análise.
Funcionamento do processo de geração de informações do processo analítico:
Fatos ou Eventos Econômico-Financeiros
-> Processo Contábil ->
Demonstração Financeira
-> Técnicas de Análise ->
Informações Financeiras para Tomadas de Decisões
2. ANÁLISE ATRAVÉS DE ÍNDICES
Índice é a relação entre contas ou entre grupos de contas das demonstrações. A relação visa evidenciar algum aspecto da situação econômica ou financeira apresentada pela entidade.
A análise com base em índices é a abordagem mais aplicada. os índices da situação financeira são divididos em índices de estrutura de capitais e de liquidez.
Situação Financeira->
Estrutura
Líquidez

Situação Econômica ->
Rentabilidade
3. ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL
Estes índices relacionam a composição de capitais que medem os patamares de imobilização de recursos e que buscam demonstrar várias relações na estrutura de dívidas da empresa. Os índices desse grupo estão voltados às decisões financeiras com relação à obtenção e aplicação de investimentos.
3.1. Participação de Capital de Terceiros (PCT)
Este índice demonstra quanto capital a empresa obteve junto a fontes externas para cada unidade de capital próprio investido.
                PC + PNC
PCT = ______________
                  PL
PC = Passivo Circulante
PNC = Passivo Não Circulante
PL = Patrimônio Líquido
3.2. Composição do Endividamento (CE)
Este índice indica qual percentual de obrigações é em curto prazo em comparação com as obrigações totais com terceiros.
                 PC
CE = __________
                 CT
PC = Passivo Circulante
CT = Capital de Terceiros
3.3. Imobilização do Patrimônio Liquido (IPL)
Este índice indica quanto a empresa aplicou em Ativo Imobilizado para cada cem unidades monetárias de Patrimônio Líquido.
                 AI
IPL = ________
                 PL
AI = Ativo Imobilizado
PL = Patrimônio Líquido
Quando a empresa possui um montante no PL superior ao valor presente no AI, verifica-se que ela possui parte de seu capital próprio investido no Ativo Circulante.
A parcela de capital dos sócios investida no circulante é conhecida como Capital Circulante Próprio (CCP) e é determinada pela seguinte fórmula.
CCP = PL - AI
Quanto mais a empresa investir no Imobilizado, menor a quantidade de recurso próprio destinado ao Ativo Circulante, e com isto, maior será a dependência da entidade por capitais de terceiros para o financiamento do Ativo Circulante.
O ideal é que a empresa disponha de capital próprio suficiente para cobrir o Ativo Imobilizado e que ainda sobre uma fatia desta fonte para financiar parte do Ativo Circulante.
3.4. Imobilização de Recursos Não Correntes (IRNC)
Representa qual percentual de Recursos não Correntes aplicado no Ativo Imobilizado. Quanto menor for este índice, melhor, pois é mais interessante que a empresa tenha capital não corrente investido no Ativo Circulante do que possuir fontes externas de curto prazo investidas em imobilizado.
                     AI
IRNC =_________
            PL + PNC
AI = Ativo Imobilizado
PL = Patrimônio Líquido
PNC = Passivo Não Circulante
Quando a empresa possui recursos não correntes suficientes para cobrir o ativo permanente e ainda restam fundos para investimento no ativo circulante, diz-se que esta possui capital circulante líquido (CCL). Este índice representa a folga financeira que a empresa possui, a curto prazo, ou seja, financiamentos que a entidade dispõe para seu giro mas que não serão cobrados a curto prazo.
CCL = PL + PNC - AI
AI = Ativo Imobilizado
PL = Patrimônio Líquido
PNC = Passivo Não Circulante
4. ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Os índices de liquidez são aplicados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, um estudo para verificar se a empresa tem capacidade de saldar seus compromissos. A aplicação destes índices é feita com o intuito de medir as condições de pagamento da empresa. Eles servem para avaliar se a empresa possui um quadro favorável ou não, para saldar suas dívidas.
Estes índices não devem ser confundidos com capacidade de pagamento, pois não são índices extraídos do fluxo de caixa que comparam as entradas e saídas de dinheiro. São índices obtidos a partir do confronto do Ativo Circulante com as dívidas da empresa, visando medir o quanto é sólida a base financeira da empresa.
4.1. Liquidez Geral (LG)
O índice de liquidez geral Indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada unidade de valor que deve a terceiros. Este quociente indica a liquidez, tanto a curto como a longo prazo. Verifica, para cada unidade monetária, quanto a empresa tem de dívida, o quanto existe de direitos e haveres no ativo circulante.
                AC
LG = ___________
          PC + PNC
AC = Ativo Circulante
PC = Passivo Circulante
PNC = Passivo Não Circulante
4.2. Liquidez Corrente (LC)
Indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada unidade de valor a ser saldada, registrado no Passivo Circulante. Este índice mede a capacidade da empresa em atender suas pendências de curto prazo. A liquidez corrente mostra quantos reais a empresa dispõe, que podem ser transformados em dinheiro a curto prazo, com relação às dívidas de curto prazo. É um índice muito divulgado no processo de análise e geralmente considerado o melhor indicador da situação de liquidez da empresa.
              AC
LC = ________
             PC
AC = Ativo Circulante
PC = Passivo Circulante
4.3. Liquidez Seca (LS)
A liquidez seca é um teste de força aplicado à empresa, com o objetivo de medir o grau de excelência da sua situação financeira. A liquidez seca demonstra quanto a entidade possui de Ativo Líquido para cada unidade monetária de dívida de curto prazo (PC). Indica quanto a empresa possui em espécie, somado às aplicações financeiras de curto prazo mais as duplicatas a receber (curto prazo) em comparação com as suas dívidas registradas no Passivo Circulante.
             AC - Estoques
LC = __________________
                      PC
AC = Ativo Circulante
PC = Passivo Circulante
5. ÍNDICES DE RENTABILIDADE
Índices de rentabilidade medem quanto uma determinada empresa está sendo lucrativa ou não, através do capital investido, do rendimento dos investimentos e do resultado econômico. Normalmente, quanto maiores os índices de rentabilidade, melhor para a entidade.
Estes índices são importantes pois evidenciam o sucesso ou insucesso empresarial, mostrando a rentabilidade do capital investido, ou seja, quanto renderam os investimentos e, dessa forma, qual o grau de êxito econômico da empresa.
5.1. Giro do Ativo (GA)
O giro do ativo demonstra quanto a empresa vendeu para cada unidade de valor investida. Assim, a empresa depende diretamente do volume de vendas realizado.
               Vendas
GA = _____________
                   AT
AT = Ativo Total (Circulante + Não Circulante)
5.2. Margem Liquida (ML)
Indica quanto a empresa obtém de lucro para cada cem unidades monetárias vendidas, ou seja, para cada cem reais provenientes de venda, quanto a empresa recebe como lucro. Demonstra o lucro puro adquirido em cada unidade monetária provinda de venda, considerando para tal, somente os lucros aferidos pela empresa, desconsiderando despesas financeiras ou obrigações.
             Lucro Líquido
ML = _______________
                 Vendas
Quanto maior o valor da margem, maior o percentual de lucro da empresa. Dessa forma, quanto maior o índice obtido melhor. Porém, geralmente se sacrifica a margem diminuindo o preço de venda do produto, devido a ambientes de concorrência.
5.3. Rentabilidade do Ativo (RA)
O retorno (ou giro) do ativo evidencia qual foi o retorno que a entidade obteve frente ao que conseguiu gerar de receitas, ou seja, quanto sobrou para a empresa representado sobre o valor faturado. Demonstra quanto a empresa obteve de lucro em relação ao Ativo. Assim, quanto maior seu valor, melhor, pois representa que a empresa está obtendo um desempenho econômico favorável.
             Lucro Líquido
RA = _______________
                     AT
AT = Ativo Total (Circulante + Não Circulante)
5.4. Rentabilidade do Patrimônio Líquido (RPL)
A rentabilidade do Patrimônio Líquido mostra qual a taxa de rendimento do Capital Próprio. Indica quanto os sócios estão recebendo de lucro proporcionalmente ao seu investimento. Dessa forma, quanto maior for a rentabilidade, melhor.
Este índice é bastante utilizado para captação de recursos, mostrando quanto a empresa retorna aos sócios, pode-se obter mais recursos próprios pois a rentabilidade do Patrimônio Líquido indica quanto a empresa teve de lucro para cada unidade monetária de Capital Próprio investido, mostrando qual a taxa de rentabilidade do Capital Próprio.
              Lucro Líquido
RPL = ______________
                      PL
PL = Patrimônio Líquido
Com o valor da rentabilidade do PL, pode-se descobrir em quanto tempo os investidores obterão retorno de 100% do capital investido, ou seja, em quantos anos ele dobra o montante investido. O tempo necessário para a duplicação do capital investido é chamado Payback. Quanto maior for a rentabilidade do PL, menor será o tempo de retorno e conseqüentemente, menor o Payback.
                                1
PayBack = ______________
                              RPL
RPL = Rentabilidade Patrimônio Líquido
6. PATRIMÔNIO DA EMPRESA
O patrimônio é como se fosse um organismo, todo dinâmico, que possui um fluxo circulatório, cuja velocidade transmite solvência, resultados positivos e equilíbrio para a empresa. Portanto, a velocidade de renovação dos elementos da massa circulante é uma condição essencial para que exista a sobrevivência da célula social.
Com uma contabilidade é possível realizar uma análise do balanço conforme apresentado nas fórmulas apresentadas e estudar a vitalidade do capital das empresas, estado que só é produzido pela dinâmica dos meios patrimoniais, onde podemos destacar a agilidade de renovação dos elementos circulantes, que chamamos de capital de giro.
Fontes de Pesquisa: MATARAZZO, Dante C. - Análise financeira de balanços; ASSAF NETO, Alexandre - Estrutura e Análise de Balanços; MARION, José Carlos - Análise das Demonstrações Contábeis.
Elaborado por: Jairo – Consultoria Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário